23/03/2010

Roberto Jefferson - Caso Escândalo dos Correios

O chamado escândalo dos Correios ocorreu em maio de 2005, no Brasil, após denúncias de irregularidades praticadas na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

A crise iniciou-se quando uma fita de vídeo que mostrava um ex-funcionário dos Correios e Telégrafos, Maurício Marinho, negociando propina com um suposto empresário interessado em participar de uma licitação, e mencionando ter o respaldo do deputado federal Roberto Jefferson, do PTB do Rio de Janeiro.

A fita foi gravada por Joel Santos Filho, advogado curitibano que, fazendo-se passar por empresário, cuja mão aparece no vídeo, flagra Maurício Marinho não apenas recebendo dinheiro para fim de licitação fraudulenta, mas ainda descrevendo um assombroso esquema de corrupção. O objetivo da gravação foi apenas o de denunciar a corrupção, como restou comprovado.

Jefferson inicialmente negou sua participação na corrupção praticada na empresa, porém, quando pressionado, denunciou outro esquema de corrupção, que chamou de mensalão, revelação que levou à eventual descoberta de outro esquema de corrupção ainda mais grave.

Para investigar estas denúncias iniciais, foi criada a CPI dos Correios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário