07/05/2010

Ficha Limpa

A Câmara de Deputados aprovou nesta semana por 388 votos, o projeto conhecido como Ficha Limpa. A proposta evita as candidaturas de pessoas condenadas por decisão colegiada da Justiça por crimes de maior gravidade, como corrupção, abuso de poder econômico, homicídio e tráfico de drogas. O texto aprovado amplia os casos de inelegibilidade e unifica em oito anos o período durante o qual o candidato ficará sem poder se candidatar.
O deputado André Vargas, que votou a favor do projeto, acredita que apenas este projeto não resolva o problema de corrupção do Brasil, para ele a corrupção não se resolve apenas nos tribunais, mas no processo eleitoral, com os votos da população. “Mas acredito que o projeto vai evitar um pouco desses disparates políticos, como o que ocorreu na última eleição de Londrina, onde um candidato, notadamente condenado, disputou a eleição, manteve a cidade pendurada causando a necessidade de se fazer um terceiro turno. Então essa lei vai evitar que este tipo de situação ocorra”, declarou Vargas.
Vargas enfatiza que o eleitor deve conhecer o currículo político e a história de vida de cada candidato. “Para isso nós temos hoje a internet, como uma grande fonte de pesquisa, mas o principal é recorrer aos testemunhos daqueles que conhecem o candidato pessoalmente”, argumentou.
André Vargas lembra ainda que grande parte da corrupção já se começa no período eleitoral, “quando os candidatos gastam milhões e milhões de reais numa campanha e quando consegue se eleger tentam se beneficiar ou recuperar tudo aquilo que gastaram. Isso já deveria ter mudado, tendo em vista do que nós defendemos uma reforma política, defendemos o financiamento público de campanha”, concluiu. [imprensaandre@sercomtel.com.br]

Nenhum comentário:

Postar um comentário